Julio Alves brasileiro, b. 1966

"(...) por mais que se diga o que se vê, o que se vê não se aloja jamais no que se diz" Michel Foucault

Nascido no Rio de Janeiro em 1966, Julio se mudou ainda criança para Belo Horizonte e foram as belezas de Minas Gerais que despertaram o seu olhar para a arte. Com uma formação peculiar e vasta, teve grandes mestres ao longo de sua formação: Selma WeissmannDaniel MailletWilde Lacerda, dentre outros. Mas nos ensinamentos de Israel Kislansky encontrou seu mestre maior. Julio Alves também é graduado em Design pela UEMG e se especializou na Univesitá Internazzionale del’Arte UIA, em Florença.

 

Em seus trabalhos mais conhecidos, Julio explora as ideias de pintura e abstração dentro de uma narrativa sensível e poética. Recentemente, o artista tem trabalhado seus desenhos de forma mais abstrata, sem deixar de lado o lirismo dos novos elementos plásticos que o acompanham.

 

Na fase inicial de produção artística explorou a experimentação figurativa, predominantemente retratos. O artista inicia uma nova fase, demonstrando, mais uma vez, caráter disruptivo,  sem medo de experimentar e aventurando-se por técnicas e estilos diferentes.

 

Julio retoma o movimento primordial de subjetivação, o  abstracionismo. Privilegia a livre exploração das formas e das cores, inspirado pela geometria e formas orgânicas da natureza, como  as das pedras.